Problema

Pontos de vacinação registram filas

Após mudança na logística, quem busca UBSs e Shopping Pelotas chega a esperar até duas horas pela imunização

Carlos Queiroz -

Desde a última segunda-feira uma nova logística de vacinação contra a Covid-19 foi adotada em Pelotas, tornando Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Shopping pontos de aplicação. A mudança se deu dois dias após o anúncio de antecipação da segunda dose da Pfizer, durante a aplicação de terceiras doses em grupos que já completaram seis meses da imunização e primeiras doses em adolescentes. Embora a expectativa fosse de facilitar o acesso às vacinas, o resultado prático está sendo a formação de longas filas em alguns pontos, em alguns casos provocando uma espera de até duas horas e pessoas voltando para a casa sem a proteção.

Diante das recorrentes reclamações sobre o problema, na sexta-feira a reportagem do Diário Popular percorreu diferentes locais da cidade para acompanhar a vacinação. De cinco UBSs visitadas, duas apresentavam extensas filas. Na UBS Navegantes, dois profissionais realizavam os cadastros no pátio do local e outros dois eram responsáveis pela aplicação do imunizante. Mesmo com quatro pessoas envolvidas, a fila já acumulava cerca de 25 pessoas, com um tempo médio de espera de uma hora. "Está bem demorado. A primeira dose fiz no Colégio Pelotense e foi bem mais rápido. Desta vez vim na UBS e tem pessoas procurando a primeira, segunda e terceira dose e demora", relatou Lucelia Ferreira, que disse ter aguardado 1h15min para receber sua segunda dose da AstraZeneca.

Na UBS Fraget, a fila era maior. Por volta das 10h, eram 50 pessoas esperando pelo atendimento feito por apenas duas profissionais, uma realizando o cadastro e outra aplicando a vacina. Também em busca da segunda dose, Milena Herrero contou ter chegado ao local às 8h15min. Conseguiu sair imunizada somente às 10h10min. Vizinha da UBS, ela acompanha a movimentação diariamente e conta que desde o início da semana, quando foi instituída a mudança, a procura tem sido muito grande, com maior registro de fila na quinta-feira.

Nas UBS dos bairros Porto, Sítio Floresta e Lindoia o movimento era menor na manhã de sexta-feira, contrastando com os relatos do dia anterior, quando a procura foi alta. Conforme a equipe de vacinação do Sítio Floresta, até as 9h45min já haviam passado pelo local e recebido os imunizantes 70 pessoas, enquanto outras cem foram atendidas no Lindoia.

Shopping também tem concentração

Outro ponto também bastante procurado durante a semana, o Shopping Pelotas também tem registrado longas filas. Uma das pessoas que enfrentou a espera foi Daiana Maron, que por duas vezes foi ao local em busca da segunda dose da Pfizer. Na primeira oportunidade, voltou para casa sem a aplicação devido à falta de doses apenas uma hora após o início da aplicação.

"Ao chegar no local, por volta das 18h30min, recebemos o recado que as doses tinham acabado. Com isso, optei por buscar a segunda dose num outro momento", conta. Na quinta-feira, retornou e passou duas horas na fila. "Recebi a ficha número 940, o que eu considerei como tremenda sorte, pois logo depois a fila duplicou. Cheguei às 18h20min e fui atendida por volta das 20h20min. A aplicação em si foi rápida, diferente da espera", relata.

O que diz a prefeitura

Conforme a secretária de Saúde Roberta Paganini, a opção pela mudança se deu com o objetivo de ampliar o acesso dos cidadãos às vacinas e que a gerência do processo deve considerar o momento e os públicos aos quais se destina. A gestora afirma que houve dificuldade na formação de equipes com voluntários para atuar no drive-thru e nos pontos dos bairros, o que levou a campanha às UBS.

A secretária diz que, para a alteração, as equipes das unidades com maior demanda foram reforçadas com profissionais extras, além do apoio de alunos das escolas técnicas. Já no Shopping, cerca de 30 profissionais estão envolvidos, número que é variável porque parte são voluntários, estudantes e outros estão no quadro de trabalho da secretaria.

A prefeitura não descarta a possibilidade de reavaliação do método de vacinação, mas afirma que atualmente 30 pontos de imunização estão à disposição da população, em diferentes horários. A Secretaria de Saúde também trabalha com a expectativa de estabilização do movimento nos pontos com o passar dos dias, pois acredita que fatores como a recente exigência do passaporte Vacinal e a antecipação da segunda dose da Pfizer para grupos vacinados até 10 de agosto e 20 de outubro resultaram no brusco aumento pela procura.

Programação da vacinação no final de semana

Drive-thru no Centro de Eventos, das 9 às 17h

- Sábado - 1ª dose para pessoas com 14 anos ou mais

Escola Estadual Coronel Pedro Osório, das 10 às 15h

- Sábado - 1ª dose para pessoas com 14 anos ou mais e 3ª dose de pessoas com 60 anos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cerca de 500 mil doses da Pfizer chegam ao Estado para manter campanha de vacinação acelerada Anterior

Cerca de 500 mil doses da Pfizer chegam ao Estado para manter campanha de vacinação acelerada

Atendimentos na UBS Cohab Fragata estão suspensos Próximo

Atendimentos na UBS Cohab Fragata estão suspensos

Deixe seu comentário